Moradia Vilar do Paraiso

Reabilitação – 2023

Vila Nova de Gaia, Portugal

68m²

Fotografia: Liana Mastrocola

Neste projeto de reabilitação o foco foi a funcionalidade, dadas as reduzidas áreas da moradia. Todo o layout e desenho de mobiliário fixo foi cuidadosamente pensado para tornar o espaço mais funcional e ainda criar uma nova e arrojada identidade para a moradia.

Layout

Na conceção deste novo projeto, o nosso estúdio de design de interiores optou por criar uma clara divisão entre a zona social e a zona privada, com especial foco em minimizar a criação de halls e corredores que inutilizem espaço. O acesso à habitação será feito exclusivamente pelo portão, pois oferece mais privacidade, praticidade e funcionalidade no acesso à lavandaria, proporcionando uma entrada mais acolhedora. Os quartos, com cerca de 10m² cada, estarão localizados no polo oposto à entrada da casa, garantindo maior privacidade e conforto aos seus utilizadores.

Conceito- 3D Render

Um dos aspetos mais relevantes deste projeto foram as escolhas e a utilização dos materiais para o acabamento da obra. O nosso objetivo era tornar o espaço mais funcional, com maior conforto energético, mas com estilo e caráter. Optamos por aplicar pavimento vinílico de acabamento carvalho, rodapés, paredes e portas interiores pintadas/lacadas a branco, tornando-se visíveis apenas pequenos apontamentos em preto, como ferragens e puxadores.
As janelas e portas de acesso ao exterior apresentam-se de uma folha só, mantendo um fino mas imponente friso em alumínio de corte térmico, vidros duplos, com acabamento em samble noir. A tela branca ideal para a pequena, mas funcional cozinha, com armários lacados a cor terracota, com secções em ripado de nogueira. O backsplash procura ser um elemento inesperado e diferenciador, providenciando um ambiente cénico pelo padrão colorido em terrazzo, bancada em quartzo branco e lava-louça e torneiras pretos.